28.6.03

Outro dia assisti à transmissão de um casamento e o que vi foi um show.
Tudo virou show, simulacro;
o show está no lugar do ritual,
o objeto, no lugar do homem.
No teatro é a mesma coisa.
A cenografia neutraliza as possibilidades humanas;
são cenários faraônicos, muita tecnologia, a decoração sufocando o homem;
a luz, então, incide como sobre um 'mostruário de mercadorias'.
Tudo é grifado.
Mas Prêt-à-Porter (espetáculo criado pelos atores do diretor paulista Antunes Filho e que fez uma temporada relâmpago aqui no Rio) é quase criptografado.
(...) E nem estou dizendo que é o caso de o teatro mudar o homem,
mas simplesmente de o teatro novamente se voltar para o homem.
É o humano que me interessa.
O teatro de aparato mercadológico, não.

Aqui no blog de artes cênicas a entrevista completa do genial Antunes Filho.

26.6.03

Transparencia é tudo

Outro motivo para eu prestar mais atenção no Arnaldo Antunes. O Mestre Serjones publica no Catarroverde uma belíssima poesia erotica do livro Et eu tu e divulga o prêço: 79 reais. Gente, eu fui lá no CCBB no lançamento desse livro e divulguei aqui o seu prêço: 139 reais. Não comprei por causa do prêço, e nem conseguí assistir ao show do ex-Titãs porque os ingressos já estavam esgotados, para os dois únicos shows de lançamento do livro, e agora ainda pago esse mico.

Caracoles! Vestí a carapuça. Não adiantou esconder a minha cara.
Vergonha tamanha minha cara não suportou, foi ao chão e não voltou,
e sem ninguém para acudir, ela rolou, rolou, ralou e rolou, rolou ralando,
rolando e ralando foi parar aqui em baixo da mesa do computador.
Até hoje está encarapuçada, e ainda escondida.
Só sai daqui usando disfarces para não verem que é a minha cara. Eu não tô nem aí pra ela. Quem mandou. Eu não sou uma pessoa de confiança, sou uma irresponsável, etc e tal.
Mas eu não quero a minha cara escondida assim, e urge providências. Esse post aqui é uma providência.

25.6.03


Já ouviu alguma coisa do DUO TASTO? Pois devia...

Um dia, um amigo me manda um e-mail dizendo que o seu filho estaria se apresentando no "cabaret" da Maria Pompeu no Teatro Glaucio Gil. Fui conferir. Não imaginava tanto. Aquele menininho era muito mais do que um jovem e talentoso músico mandando beleza nos teclados de um piano. Aquele garotinho, era um senhor compositor de música erudita. Dirigia um coral, o Conjunto Rio de Janeiro formado por músicos e instrumentistas também eruditos, cantando um repertório de clássicos da música popular brasileira com uma leitura contemporânea -- um dos pontos altos do espetáculo da Maria

Alguns mêses depois, no início de maio desse ano, outro convite do meu amigo para assistir na Sala Villa Lobos da UNIRIO,
Laura Rónai e Tom Moore, interpretando uma obra para duas flautas barrocas. Essa música fora especialmente composta pelo seu filho em homenagem a esses dois grandes artistas de prestígio internacional.

E o pai, disfarçando o seu orgulho me informava "apesar da ausencia do Sergio que estará em Boston - EUA para a estréia mundial de sua peça "A Linha e o Ponto" para flauta e violino, num evento da Handel and Haydn Society), sua obra "Faces", para 2 flautas barrocas, estará tendo sua estréia brasileira, interpretada pelos flautistas que a estrearam no exterior e para quem a obra foi dedicada: LAURA RÓNAI e TOM MOORE". Uau!...

Amei a notícia e o honroso convite. Me agendei e jurei que iria, é claro. Dois queridos vizinhos blogueiros, concertistas da maior responsa e o Sergio Roberto de Oliveira de quem eu já era uma fã inconteste, não tinha êrro. Acabei não comparecendo por razões alheias à minha vontade.

Agora, do mesmo pai e do mesmo filho, outro convite para amanhã dia 25 de junho (o'ps! já é hoje) às seis e meia no Conservatorio Brasileiro de Música. Serginho, ainda no show da Pompeu tinha falado do lançamento desse CD e me convidara. Estou agendadíssima para ir amanhã. Imperdivel.

O Duo Tasto, formado pelos premiados compositores SERGIO ROBERTO DE OLIVEIRA e MARCIO CONRAD, lança na próxima 4ª feira seu primeiro CD Tasto - Dois Compositores ao Piano. O lançamento é também o primeiro do selo A CASA DISCOS. Depois do concerto, os pianistas estarão confraternizando com o público.

O Tasto é um duo pianístico que dedica seu trabalho à música contemporânea erudita, sendo influenciado tanto pelas técnicas avançadas de composição como pela música popular. Esse trabalho do duo tem um grande enfoque no que consideram composição em tempo real, ou seja, a improvisação em diversos níveis.

Conservatório Brasileiro de Música -- Sala Lorenzo Fernandez
Av. Graça Aranha, 57 - 12o. andar (próximo ao metrô Cinelândia)
25 de Junho de 2003, às18:30 hs -- ENTRADA FRANCA

22.6.03

Algum "festivaleiro" por aí? Quem se habilita ? Esse é o maior festival de performance do mundo que esse ano está acontecendo nos EUA -- em New York. Detalhes aqui no Teatro Etc. & Tal, com direito a historinhas acontecidas comigo quando esse festival aconteceu aqui no Rio, há três anos.


21.6.03

Caraca ! A Ruth Mezeck apareceu por aqui ! E eu achando que o Matusca tinha mumificado ela e guardado em sua tumba.

Amém, amém, amém.


20.6.03

A minha vida tá uma confusão trascendental. Tem coisa acontecendo que nem eu tô acreditando.
E no mas, como diria o poeta Leminski:
outra vida, que esta não está dando para o gasto.

19.6.03

Oh céus... oh vida... oh azar

* E a saga continúa nessa semana. Eu peguei uma gripe horrorosa. Desde ontem eu tô péssima com aquele cansaço homérico e o corpo todo dolorido. Parece que eu levei a maior tunda. Para quem não sabe, tunda em gauchês quer dizer surra.

* Esperei esse feriado para por em dia minha mail-box, visitar os vizinhos blogueiros e colocar uns links permanentes, mas não tá dando, tô pra lá de caidaça com essa maldita gripe.

* E para completar estou com o rosto todo dolorido, inchado e cheio de feridas. Reação alergica ou sei lá o quê aos cremes para tirar manchas do sol receitados pela minha dermatologista. E o peor: ela viajou durante essa semana, e só volta na segunda. Hoje se eu tivesse fôrça suficiente teria ido consultar um plantão dermatologico. Levantar da cama para sair de casa, é esforço demasiado para esta infeliz escriba.

* E tem mais. Estou com uma ferida no canto direito do labio superior há uns três dias. Dói pra caramba até para abrir a boca. Não sei se é do mesmo remédio da dermatologista ou problemas de estomago. Eu tenho o maior cuidado com a minha alimentação, e não tenho a menor idéia do que possa ter causado isso. Voilà.

* Dois blogs para administrar para quem só bloga em casa, está se tornando muito cansativo. Tenho pensado muito sobre isso porque tem dias que eu fico blogando até altas da madruga e acabo acordando tarde e chegando atrasada no trampo. Ando tão sem tempo depois que aumentaram a minha carga horária no trampo, que às vezes eu penso em fechar esse blog aqui e continuar só com o blog de artes cênicas. E chega porque estes posts de hoje já estão virando um mural de lamentações. Nem eu tô me aguentando. Merde, alors. Voilà.

16.6.03

CONSEGUÍ ! Conseguí !
Cinco horas da tarde, e eu era a terceira pessoa da fila de desistência na bilheteria do Teatro do SESC-Copa, e assim conseguí alcançar a suprema graça de assistir ao vivo o trabalho dos atores do Antunes Filho em Pret-à-Porter 5.
Simplesmente genial. Simplesmente inovador de tudo -- da interpretação e texto dos próprios atores ao despojamento cênico. Tudo com a chamada naturalidade natural, iludindo o espectador com a "fingida" naturalidade dos atores ... é isso e muito mais.
Estou chegando agora e ainda sob o impacto do espetáculo.
À demain, mes enfants!

15.6.03

Continuação da saga dessa semana

* Ontem, fui ver o show (adiado várias vezes) da banda do meu sobrinho Ernesto no Colegio Pedro II, e cheguei atrasada. Não conseguí descolar ingresso. Todos os ingressos da lotação tinham sido vendidos, além de mais sessenta lugares extras. Não vi o show do Caixa 3, e nem ví o meu sobrinho.
Bem, não ia adiantar nada mesmo. Quando eu cheguei soube pelos colegas do Ernesto que a banda dele já tinha se apresentado.

* Agora, estou saindo para Copa. Vou ao Teatro do SESC-Copacabana batalhar na porta algum ingresso para as duas últimas apresentações no Rio do espetáculo do Antunes, na sessão das 17h30 ou das 20h00hs. Voilà.
Vou aprontar todas, me aguardem, para descolar um ingresso para ver Pret-à-Porter o espetáculo do Antunes Filho -- um dos cinco maiores diretores teatrais do mundo.

14.6.03

Que semana...

* Nesta semana aconteceu di-um-tudo, ou quase. Na segunda, paguei o mómico, fugindo de um eminente tiroteio no confronto policia-bandidos na área do meu trampo. O cotidiano do nosso trabalho começou agitadíssimo já na segunda, com o surto de um adolescente que voltou das férias totalmente regredido no tratamento. E eu passando apressada pelo corredor, atrasada para uma aula, quasi levei as sobras dos socos e pontapés no psicologo e nos dois monitores que tentavam segurar o surtado.

* Um aluno novo no meu horário de quarta á tarde. Dessa vez, fui avisada no expediente da manhã, tempo insuficiente para conseguir o seu prontuário para examinar os diagnosticos todos. Eu comecei a aula, tateando a nossa comunicação para evitar surpresas desagradáveis, quando o danadinho chuta violentamente para trás. Se eu não estivesse a uma prudente distancia, já viu ... Pelo quadro, terei outra batalha na reinvindicação de um atendimento individual para esse menino. A minha aula não aconteceu para os outros três alunos desse
horário.

* Esqueci a carteira de dinheiro e alguns documentos no trampo, ontem, e não pude voltar para apanhar. Depois do expediente, os rapazes do movimento não gostam de nos ver circulando naquela área. E mandam a gente ralá peito, sem a menor cerimônia, o que na gíria dos soldados do tráfico quer dizer se manda daqui, e rápido!.

* Na quinta, fui ao Teatro do SESC-Copa batalhar ingressos para Pret-a-porter espetáculo do Antunes Filho, que só fica no Rio esse findi, e já estava com lotação esgotada todos os dias. Não teve divulgação na classe, e soube por acaso nesse mesmo dia por uma matéria no "O Globo".

* Ontem fui ao Teatro do SESC-Tijuca, depois de ler no roteiro de "O Globo" uma apresentação única, de um espetáculo de São Paulo, e de obter a confirmação pelo telefone do SESC. Foi uma tourada, estar lá as oito horas, e surprêsa verificar que era um outro espetáculo. Ainda bem que era um solo da ótima bailarina e coreografa Paula Aguas, em "Qual é a música?" Eu já havia visto esse espetáculo, mas rever trabalhos da Paula, é uma aula de dança.
Perguntei a todos os funcionários disponíveis, e nenhum soube responder o porquê da troca, e nem quando virá o espetáculo de São Paulo. Mistério.

* Fiz um exame médico de rotina, e tive que voltar para repetir. Isso poderia ter sido evitado seu eu tivesse levado o exame anterior. Por causa da repetição desse exame fui abrigada a desmarcar com a minha dentista, e só conseguí horário do próximo atendimento para daqui daqui a um mês.

* Para completar a maré da sorte madrasta dessa semana, duas notícias prá lá de tristes, um amigo querido, meu guru intelectual para assuntos de cinema "tá com metastase no cérebro internado em hospital de São Paulo", ouvi de sua filha. E o Itamar Assumpção que se foi, "voando por aí" vai encontrar o seu parceiro Leminski. O Nego Dito Zé Pelintra e o Catatau Filho de Santa Maria, com esses dois perdidos nas estrelas, pode acontecer algo... inacontecível.

* No lo creo, pero que las hay, las hay.

11.6.03

Mulheres apaixonadas
Não assisto TV. Falta de tempo e interesse. Se eu sentar mais de quinze minutos para ver TV, mesmo estando interessada, eu durmo. Execeção para "Mulheres apaixonadas". Sempre que eu estou em casa nesse horário eu vejo essa novela pelo prazer de ver as ótimas performances do Tony Ramos, do Dan Stulbach -- perfeito no personagem do marido ciumento, e por duas maravilhosas atrizes: Giulia Gam e Vera Holtz. Hoje na cena da volta do hospital não teve pra mais ninguém, só deu a bela Giulia. E a Vera arrasando na cena da volta à sala de aula, apesar do texto de agradecimento à homenagem dos alunos. Começou bem, mas acabou descambando para um discurso inócuo. Esperava muito mais do Seu Maneco Carlos.

9.6.03

O dia promete...
Daqui a pouco estou acordando para ir trabalhar e ainda aqui blogando, animadinha.
Agenda de hoje:
expediente de 8 as 17hs. Tenho que chegar uns vinte minutos antes das oito porque no primeiro horario, tenho um atendimento individual em uma sala em outro andar e tenho que carregar o material para la.
As 18h30 tenho que estar na Camara de Vereadores, na Cinelandia. Uma querida amiga, a atriz Maria
Pompeu vai receber a Medalha do Merito Pedro Ernesto.
As 20h30 estarei no Teatro Gloria, onde o cantor africano que mora em Paris, super gente fina, e que faz uma world music das mais interessantes, o Lokua Kanza fara uma unica apresentaçao. Quem puder vai la conferir. Nao se arrependera.
Medéia

Acabando de chegar do Teatro do Planetário da Gávea, onde fui assistir "Medéia", uma adaptação do texto original de Eurípedes. Como é bom ver um teatro lotado e um público aplaudindo em pé, no final. Estou ainda sob o impacto da beleza e a fôrça desse espetáculo do Teatro do Pequeno Gesto dirigido pelo Antonio Guedes. Imperdível. Por favor, agendem logo ou se arrependerão para sempre.

7.6.03

Picadinho de alcaide, empregada, churrasquinho na Av. Brasil...

[ * ] Seis dias sem postar é muito tempo para uma blogueira que se preza. Humm...! A culpa é do nosso alcaide. Ele entrou numas de aumentar a carga horária, juntamente com um aumento de salário para as cinco professoras de expressão corporal da FUNLAR. E eu que já andava apertada para conciliar meus horários de trabalho, estudo, vida real e vida virtual, agora tô mais enrolada do que nunca.

[ * ] Para completar, a empregada aqui de casa, escafedeu-se sem dar um tióu, depois de cometer alguns estragos, tipo entortar e inutilizar um chuveiro Fabrimar recém comprado (caríssimo) que estava num canto do banheiro, esperando pela instalação. A tonta, no mínimo deve ter pisado em cima. Além disso, teve outras barbaridades que eu só fui descobrir agora, a partir do seu sumiço.

[ * ] Ah, e dessas desditas todas, escapei da maior delas, depois de muitas negociações com as partes do César Maia que paga o nosso salário, e da Faculdade e Escola Angel Vianna de quem somos contratadas. Corrí sérios riscos de ter que ir trabalhar em Campo Grande. Só de pensar nessa hipótese tenho arrepios de pavor. Até eu aprender o caminho para ir de carro, antes teria de enfrentar um bus andando pela Av. Brasil, e arriscando virar churrasquinho de gente.

1.6.03

Amigo é pressas coisas...

Ontem, num belo sítio em Teresopolis, fui ao almoço de aniversário e o noivado de um amigo muito querido. Um PR (Ponto de Referência) fortíssimo na minha vida. Ele acreditou em mim e no meu potencial de trabalho, numa época em que estava ficando muito difícil arranjar trabalho no teatro à cause minha fase hiponga -- um grande aprendizado na minha vida. E, eu fui daquelas mais ferozes -- de pedir dinheiro na rua, e tudo o mais que tem direito uma hipy que se preza.

Com esse querido amigo, aprendí tudo o que eu sei de trabalho atrás dos bastidores: da divulgação à produção de um espetáculo. Algum tempo depois, ao assumir um importante cargo no MInistério da Educação e Cultura convidou-me para compor a sua assessoria, me nomeando sua assessora de imprensa.
Brigamos várias vezes, e numa dessas brigas, antologicas, eu me demití com nove anos de carreira no serviço público, e fui trabalhar no Circo Voador, onde eu tinha o meu espaço no nucleo fundador do Voador junto com o Perfeito Fortuna -- também presente na festa, ontem.

Da última vez que brigamos, foi por sérias divergências de campanha, quando ele foi candidato a deputado federal, e eu trabalhava no seu comitê eleitoral. Logo depois, fui morar fóra do País, e quando eu voltei fizemos as pazes. E poder participar dessa festa, ontem, com ele e alguns dos meus queridos amigos dessa época foi uma grande benção.

As rosas até falam...

Passei o findi em Teresopolis, e a rosa continúa aqui no vaso como testemunha de coisas belas dessa louca vida da gente. Olhando para ela, agradeço à vida na beleza rara de um homem, que num gesto delicado e gentil teve a audácia e a coragem suficiente para oferecer essa rosa a uma mulher que nunca vira na sua vida: eu. Un homme e une femme. Ç'est tout.